Fernanda Toffuli
Reciclar os livros também é uma forma de não poluir o meio ambiente
A paixão de Jorge Hata surgiu a partir dos anos 50. Sebo é o nome popular dado às livrarias que compram, vendem e trocam livros usados. Existem várias versões da origem do nome, porém a mais conhecida é aquela na qual as pessoas liam a luz de velas , e acabavam sujando, estragando e ensebando os livros, devido ao derretimento das velas.
É muito comum encontrar sebos no Vale do Paraíba, porém há um exemplo bem diferente em Taubaté. É o Túnel do Tempo, sendo este especializado em livros de historias em quadrinhos.
“ A paixão de hq`s surgiu na década de 50 com os mangás japonês, então a partir da década de 60 eu comecei a levar isso mais a sério e, acredito que sou o maior colecionador desse segmento da região, tendo no total cerca de 15 mil itens, em um acervo que abri para a população conhecer”, conclui Jorge Hata, dono do sebo.
O sebo também é uma forma interessante e econômica de ampliar o conhecimento, já que o valor do livro usado é bem abaixo da tabela, comparado com um livro novo, além de se poder achar obras raras e originais, preservando a história e evitando o desperdício de papel.
Onde encontrar: Sebo Túnel do Tempo
Praça da Imprensa, Centro - Taubaté
Utilidade:
- Sebo Virtual:
Para quem se utiliza dos sebos, existe uma canal na internet que engloba em torno de 1.423 sebos de 247 cidade do Brasil.
A Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br) é um portal criado para revolucionar a comercialização de livros usados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário