Arquivo
O início dos quadrinhos nos jornais. |
Você sabe o início das histórias em quadrinhos?
No final do século XIX, no ano de 1895, com o advento das empresas jornalísticas e a autonomia das histórias em quadrinhos, o jornal New York World quis testar uma cor em suas páginas sem ser a preta.
Um modo simples de experimentar essa nova cor, sem prejudicar a credibilidade do jornal para os leitores conservadores, foi publicado um personagem de Richard Fenton Outcout, chamando posteriormente de Yellow Kid (garoto amarelo), já que a sua camisola foi impressa nessa nova cor.
Esse personagem era um garoto, que por meio de mensagens escritas em suas vestimentas, passava informações críticas e sugestivas ao leitor.
Posteriormente, o “ menino amarelo” de Outcaut mudou-se para o New York Journal, em 18 de outubro de 18 96, sendo pivô dos primeiros processos de formação dos Syndicates- aqueles responsáveis por distribuir as tirinhas para todos os jornais.
A partir de então, foi usado pelos conservadores o termo “jornalismo amarelo”, já que a elite temia a divulgação de fatos relevantes à classe popular.
Os quadrinhos são formas de comunicação popular que mostram a crítica para a população, basta detectar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário