Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Entre bancas e pessoas, muita história!

                                                 Fernanda Toffuli
     A região tem o nome de “Largo do Mercado”
    

      Quem passa pelo Mercado Municipal de Taubaté muitas vezes não nota a historia rica e cheia de detalhes que se esconde atrás das bancas, das pessoas, dos aromas e dos sons, sendo que tudo isso se iniciou há muito tempo, na época em que Taubaté ainda não era considerada uma cidade.
     Com a passagem das bandeiras que eram formadas pelos desbravadores do Brasil colônia pelo Vale do Paraíba, a região do tanque em Taubaté foi drenada e ficou sendo ponto de encontro dos mercadores, vindos se outras regiões para trocar os produtos. Hoje esta região tem o nome de “Largo do Mercado”. “Ali as pessoas conversando, se tem o maior negócio de gado vivo feito na região, ali as pessoas conversando perto das pastelarias estão vendendo cinqüenta cabeças de boi. Então você tem dentro do mercado as almas que se movem, e, ele passa a ser um ponto turístico, tendo características próprias estando presente nos momentos de alegria e tristeza das pessoas”, conta Carlos Roberto Rodrigues, professor de literatura brasileira e portuguesa da Universidade de Taubaté.
     Com o passar do tempo, o fluxo de mercadorias aumentou tanto em Taubaté como nas cidades da região, sendo que a economia do município começou a girar em torno do mercado, sendo que atualmente os feirantes têm uma associação que os beneficiam, tanto para reivindicar como para promover os produtos e os preços do mercado.
     Socialmente, o mercado ainda é a mistura de gerações e ainda permanece como ponto de encontro de conversas e troca de experiências, sendo que a grande maioria das bancas são passadas de pai para filho, perpetuando a história e, gerando ainda grande parte da economia local.







Nenhum comentário:

Postar um comentário