Powered By Blogger

domingo, 15 de agosto de 2010

E sobre essa pedra construirei a minha igreja...

                                                                      Fernanda Toffuli
Para os católicos, a religião é a legítima já que foi fundada por Jesus.

     O termo Católico vem da palavra grega que significa ”universal”, remontando a idéia de que ela é uma crença aberta a todos os homens.
     Essa religião surgiu quando Jesus Cristo – considerado o messias pelos cristãos - confiou a um de seus apóstolos chamado Pedro o poder de governar a igreja, tornando-o assim o primeiro Papa.
     Na realidade, a religião católica veio da tradição judaica, uma vez que Jesus Cristo era judeu. “Na teologia Cristológica, Jesus não pensou em uma nova religião, mas sim queria restaurar o Judaísmo que esperava o messias, o salvador, porém ele não foi aceito pelos judeus como “O Messias” prometido, fundou sobre Pedro a sua igreja quando disse:- Tu és Pedro e sobre essa pedra construirei a minha igreja, e tudo que tu ligares na terra será ligado no céu, tudo o que desligares na terra será desligado no céu”, explica Paulo Vinícius Gonçalves, filósofo e estudante do 3º ano de Teologia.
     Para os católicos, a religião é a legítima de Jesus Cristo, uma vez que foi fundada por ele. Segundo a tradição, a igreja é o “corpo místico” de Cristo e por meio da celebração do batismo, através do Espírito Santo, as pessoas se tornam cristãos e filhos de Deus.
     Existem alguns mistérios, nas quais, os cristãos católicos acreditam, sendo: a os dez mandamentos que devem se seguidos, a eucaristia - momento na celebração em que se recebe Jesus Cristo através da hóstia- e a redenção de seu líder na cruz para salvar os pecados dos homens. Os dogmas são basicamente a virgindade e pureza de Maria - a mãe de Jesus Cristo-, e a assunção de Maria ao céu - sendo Maria considerada imaculada, ela vai diretamente ao céu, sem passar pela morte e sem ter pecado.
     A interpretação da bíblia é considerada polêmica e requer cuidado, uma vez que pode ser lida pelo olhar da fé ou como um registro de documentos históricos de determinadas épocas. A bíblia católica é composta por todos os livros aceitos pelos judeus mais alguns livros deuterocanônicos – que não são aceitos pelos judeus conservadores e que fazem parte do novo testamento, constituídos de 27 livros.
     O Papa como autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Romana, é considerado sucessor do apóstolo Pedro, guiando-se pela bíblia, através dos evangelhos - escritos feitos pelos homens, mas, segunda a tradição, inspirados pelo poder divino – que seriam a base moral e ética dos cristãos, bem como a caridade. Esse último quesito é apresentado em algumas instituições, tal como hospitais, creches, orfanatos, asilos e pastorais, juntamente com a comunidade.
     Uma polêmica ocorre quando se toca no assunto de Deus interferir nos acontecimentos naturais ou problemas sociais que atingem os humanos, e católicos defendem a tese de que isso não é a vontade de um ser supremo: “Há uma tendência muito humana, mas falha, de admitir que as catástrofes naturais sejam castigos divinos porque as pessoas não se guiam pelos ensinamentos de Deus e vivem uma vida errada. Os problemas que temos somos nós que criamos, nada tem a ver com Deus, comenta José Eugênio Santos, monsenhor e sacerdote católico.
     A principal mensagem do catolicismo e do cristianismo, segundo o cristãos, é que Deus é um criador, e teve um filho chamado Jesus Cristo, que morreu crucificado pelos humanos para salvar as almas e leva-las ao encontro de seu pai. “Assim, por meio do Evangelho e de todos os ensinamentos da palavra de Deus, a igreja passa uma mensagem de fé, esperança e amor”, completa Santos.

2 comentários:

  1. Você Deveria falar sobre algo atual queridissima jornalista :) !! as eleições estão ae, estamos cheios de candidatos "bons" para escolher.
    Até + !!!

    ResponderExcluir