Powered By Blogger

sábado, 31 de julho de 2010

Lideres e lideranças

                                                                                                                           Arquivo
Na liderança deve-se saber escolher as decisões pessoais e as do interesse coletivo.

      Inicialmente o livro é indicado para as pessoas que trabalham e lideram negócios, já que mostra como tem o papel de prender a atenção do leitor, já que o texto é fácil e gostoso de ler. Esse texto inicial faz com que o leitor tenha uma reflexão sobre o cotidiano e a própria vida.
     No primeiro capítulo, o autor cria um personagem chamado Simeão. Ele é responsável por “ensinar” o leitor o que seria o poder, hierarquia, autoridades e também os limites. Ouvir e perceber tudo ao redor são características de um líder. Para se ter liderança tem-se que saber escolher as decisões pessoais e também as de interesse ao coletivo. Liderar é estar trabalhando junto, enquanto gerenciar é fazer algo distante do resto do grupo.
    Para o autor, liderar funciona como estimular as pessoas a fazer, e cabe aí, neste caso, criar relacionamentos bons e de confiança, para que a energia se “mova” no ambiente trabalhado.
     No segundo capítulo “O velho paradigma”, o autor volta a discutir a importância de escutar, porém um pouco mais aprofundado. Interromper as pessoas no meio de uma frase é dizer que nós estamos mais preocupados com o final da resposta dela do que com o conteúdo. O autor faz um paralelo, entre a velha forma de liderar, principalmente relacionado à administração: o que antes necessitava de barreira, hoje já não existe mais.
     No terceiro capítulo “O modelo”, o autor nos mostra que não é viável ter julgamentos rápidos e imprecisos. Ele acha importante o recebimento da critica e da opinião contrária, já que com isso o verdadeiro líder aprender mais e entrar em equilíbrio consigo mesmo. Dentro deste capítulo o autor utiliza-se da figura de Jesus Cristo, como um grande líder, já que ele foi um grande servidor às pessoas daquela época. Os tópicos discutidos neste capítulo são: Modelo de liderança, liderança e autoridade, serviço e sacrifício, amor pelo o que faz e vontade de crescer e aprender.
     No quarto capítulo “o verbo”, trata de que todo grande líder deve tirar as idéias boas de todas as pessoas e deixar as ruins de lado. O grande líder deve ter um pedacinho em si de cada integrante do grupo. Como o livro se trata de um “monge”, o autor utiliza a figura de cristo para analisar as características da vivencia e do “amor”que se deve ter quando se trabalha em grupo.
     Neste mesmo capítulo ele descreve algumas características de um bom líder, tais como: paciência- mostrar autocontrole; bondade: dar atenção,incentivo; humildade -ser autêntico, sem orgulho; respeito -tratar as pessoas como a si mesmo ;generosidade- ser bom para as pessoas e saber perdoar.
     No quinto capítulo ”o ambiente”, o autor utiliza-se de um dialogo do personagem Simeão com os outros personagens sobre como criar e ter um ambiente agradável e fazer as pessoas crescerem. Ele enfatiza o poder da motivação geral, onde todos as pessoas do mesmo ambiente se sintam capazes de realizar o que lhes são dados.
     No sexto capítulo”a escolha”, o foco fica sendo o comportamento das pessoas em questão,.Se a liderança não está sendo boa e visível, os liderados se perdem durante o caminho. Por isso é importante assumir responsabilidades por aquilo que se está dando atenção.
     No sétimo capítulo “a recompensa”, o tema está enfocado no esforço que todos deram inclusive o líder, para conseguir atingir metas antes quistas. O objetivo de atingir algo está principalmente em saber trabalhar com as pessoas que devem ajudar e sempre manter o foco naquilo que se deseja conseguir.
     Este livro é interessante de ser lido por aquelas pessoas que vivem no mundo dos negócios, para os grandes líderes ou por aqueles que querem seguir a liderança. Convém ler.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário