Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quando os ateus saem do armário


     “Ateu é alguém que não acredita em divindades e a polêmica se deve ao fato de que a crença em deuses já está enraizada na nossa cultura”, comenta Wellington Junior Camargo, químico.
      Essa é uma das afirmações que algumas pessoas utilizam para expressar a sua “não-crença”. A palavra ateu tem origem no grego atheos, que significa aquele que não crê em divindades ou seres divinos, sendo também aplicado nos casos em que não se participa de doutrina ou alguma religião.
     Essa ideia do não creacionismo, vem sendo discutida muito antes da especulação da ciência nos tempos modernos ou do aparecimento de algumas religiões. A palavra ateu foi utilizada no século XVIII, principalmente sob a forma de “insulto” às pessoas que não tinham nenhuma fé em um deus monoteísta, sendo que hoje essa palavra ganhou um significado diferente, denominando apenas o livre pensamento e a não apreciação de divindades, mas mesmo assim, ainda existem pessoas que tem preconceito com quem não acredita em Deus. “Existem verdades individuais e cada qual tem a sua. O ateu ao se defender das investidas de alguns religiosos usa de conhecimentos científicos e nisso acaba por ofender a religiosadade. Como a ciência é tida como a verdade mais próxima do que seria absolutista , o ateu chega a ser repudiado - por ter raciocínio tendenciado ao científico- já que “ofende” o teísta que tem por verdade a fé”, diz Sidnei Chaia, militar.
     Muitas pessoas que não tem uma religião muitas vezes são tratadas como “erradas” e “más”, sendo vítimas de preconceito por parte de alguns religiosos desinformados em relação ao ateismo, ou a não crença em deuses. Para evitar ou exclarecer algumas das questões principais sobre esse ponto de vista, foram criadas várias associações ateistas, e uma delas está no site de relacionamento , para discutir algumas duvidas sobre essa forma de encarar a realidade. “A comunidade da UNA (União Nacional dos Ateus) no Orkut não foi criada com a intenção de divulgar o ateísmo, mas de esclarecer quem tiver dúvidas sobre do que se trata esta posição filosófica”, explica Marcelo Ronconi, filósofo e diretor da UNA.
     Sobre o ponto de vista ateu, não existe céu ou inferno, nem vida após a morte, tornando a realidade atual a unica verdade conhecida, sendo que essas pessoas podem fazer caridade, escolhem a denominação politica a seguir e mesmo a ética, sendo que cada uma delas são “livres-pensadores”, não tendo nenhuma ligação com a religiosidade. “ É importante que os ateus se mobilizem para ganhar cada vez mais espaço na sociedade, porque quanto mais pessoas assumirem seu ateísmo publicamente,a sociedade tratará os ateus com mais respeito. É possível ser bom ao próximo sem precisar acreditar em divindades”, completa Camargo.


Video de uma  atéia a respeito da intolerância religiosa.
 http://www.youtube.com/watch?v=lGzdeu6tHDM


Acesse:
http://acertodecontas.blog.br/artigos/caso-datena-ateus-e-omisso-da-mdia-e-dos-grupos-de-direitos-humanos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário