Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O caminho da mídia taubateana

                                                                        Fernanda Toffuli
Cada personagem é retratado de forma única, curiosa e objetiva.

     Se tratando da formação da imprensa taubateana, muitos foram os nomes significativos da história da era de ouro do rádio e do jornal impresso. Com força de vontade e garra, alguns nomes taubateanos transformaram o cenário da comunicação local, tornando-se importante meio para a implantação do rádio e do jornal impresso na cidade.
     Em uma linguagem gostosa de ler, a obra Memórias da Mídia Taubateana de Eliane Freire de Oliveira e Francisco de Assis, retrata de forma clara em formato de entrevista, essas pessoas batalhadoras que fizeram história, tendo em mente a realidade e a responsabilidade com a informação.
     De forma muito simples e fácil, os autores dividiram a história da comunicação em Taubaté por meio desses personagens, na qual, cada um recebeu um capítulo, sendo este subdividido em temas cotidianos e de grande relevância na vida e obra das personagens.
     Cada personagem é retratado de forma única, curiosa e objetiva, sendo intercalada sua história pessoal com a história da imprensa, mostrando como se fazia jornalismo em uma época que os recursos escasseavam, além da falta de habilidade com as técnicas jornalísticas, uma vez que não existia curso de Comunicação Social no Vale do Paraíba; também é dividida por todos os entrevistados a idéia sobre como a faculdade de jornalismo pode acrescentar muito na vida de um profissional que trabalha com a mídia bem como a importância da verdade e da ética na profissão.
     Um livro bem interessante, que servirá de transporte no tempo para os interessados em conhecer os primórdios do jornalismo em Taubaté, sua duração desde os tempos do tipógrafo e dos programas radialisticos de auditório até os dias atuais.




Oliveira,Eliane Freire; Assis, Francisco de. Memórias da Mídia Taubateana. Taubaté, São Paulo: Papel Brasil, 2006)





Nenhum comentário:

Postar um comentário