Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sobras que viram alimentos nutritivos

                                                                                                         Fernanda Toffuli
A maioria das vitaminas dos alimentos são encontradas nas cascas.


  Doce de casca de maracujá, vitamina de cálcio a base de cascas de ovos, farofa de sobra de carne e cascas de frutas que viram sucos, tudo isso pode se transformar em pratos deliciosos, nutritivos e bem aproveitados ao invés de irem para o lixo.
    As pessoas muitas vezes dispensam alimentos sem terem a noção que eles não foram utilizados totalmente, ou não chegam a ter tempo de consumi-los, já que o acumulo de produtos leva ao desperdício.
Segundo Edson Trajano, economista e pesquisador do NUPES, Núcleo de Pesquisas Econômicas da Unitau, o consumo consciente é possível de ser realizado, quando as pessoas compram exatamente o que será consumido em pouco tempo. Além de reaproveitar as sobras, já que gasta-se menos além de ser o mais indicado para evitar o desperdício de produtos.
     Atitudes simples do dia a dia podem ser a solução para a aquisição e utilização consciente de alimentos. “Não se deve ir ao supermercado com fome porque quando você está neste estado, compra tudo que vê pela frente e não pensa para gastar, lembrar sempre que a listinha de compras continua valendo, e também levar somente o dinheiro necessário para as compras planejadas”, ensina Luiz Laureano, chefe do NUPES.
     Comprar além do necessário é uma realidade na vida de grande parte das pessoas, como a de dona Ana Maria Fornitani, que é vendedora de bombons e assume que geralmente adquire produtos além do que vai usar, “Eu compro sim, e às vezes sobra, mas eu tento utilizar tudo”.
    Uma estratégia utilizada pelos supermercados quando o produto está perto do prazo de vencimento, é reduzir o valor do produto em até 50% de desconto, já que o consumidor adquire maior quantidade dos produtos e consomem antes do vencimento.
     Nas feiras livres e nos supermercados, quando o assunto são as verduras, legumes e frutas, o que não serve mais para consumo humano tem outro destino, como conta o feirante Ricardo Cursino dos Santos, “Todo alimento que não tem como ser consumido, nós mandamos para os criadores de animais como porcos e galinhas”.Mas ainda hoje, existem obstáculos para se utilizar as sobras dos alimentos,já que algumas pessoas ainda acreditam que a qualidade do produto se torna inferior para a degustação, mesmo sabendo que suas propriedades não são alteradas, tornando viável o produto.
     Um modo de evitar esse preconceito com as sobras de alimentos é a mudar o habito das pessoas desde cedo, e ensiná-las a aproveitar todos os alimentos de todas as formas possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário