Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Zine: A arte ideológica

                                                                                                      Fernanda Toffuli                           O Zine é  distribuído gratuitamente.

      Você conhece alguma “revistinha” ou “panfleto” que trata de assuntos diversos, e que é feito de forma artesanal por alguém aficionado por escrever o que pensa? Se a resposta for sim, você já sabe o que é um zine.
      Existem muitas origens para a história da criação do Fanatic Magazine – como é conhecido- porém a mais conhecida surgiu em meados dos anos de 1980, pelos grupos undergrounds para publicar os assuntos que a mídia não questionava ou informava à população.
     Como o zine na maioria das vezes é criado em papel e feito para a distribuição, ele é tratado e tem a característica de arte. “Zine é uma publicação barata, de baixa tiragem, artesanal e independente, que serve para publicar quadrinhos, textos e qualquer forma de arte. Esse tipo de material é por conta própria, e, cada autor tem sua forma de trabalhar”, explica Henrique Koblitz, design e “zineiro”.
     Em Taubaté, não é diferente, já que cada criador escreve e publica suas edições, tratando de determinados assuntos para determinados públicos, sempre sendo distribuído gratuitamente. “Antes de mais nada , um cara que faz um zine tem que ser um ideologista , pois o retorno financeiro é praticamente zero. Um zine que se preze tem que ser distribuído gratuitamente”, comenta Francisco Alves, conhecido como Kyko Oldschool, “zineiro” e criador do Makyna Zine.
     Como a internet é uma mídia aberta a todos, podem-se postar edições de zines , uma vez que o que vale mesmo no conteúdo são as informações que eles passam e a ideologia existente, independente de ser em papel ou no meio virtual. “Se por um acaso você que está lendo esta matéria não tiver um exemplar do Mákyna Zine em mãos não se preocupe , eu dei o braço a torcer para a internet e fiz um fotoblog, comenta Kyko Oldschool.


Acesse:

www.makyna.nafoto.net

Contador de visitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário