quarta-feira, 27 de abril de 2011

Venite visitare!

                                                                                                                       Arquivo

Este ano a festa conta com teatro de rua e grupos típicos  da região.

Em meio a muita comida típica e danças italianas, Quiririm promove a 22ª Festa da Colônia Italiana, em comemoração aos 150 anos da unificação Italiana no Vale do Paraíba.
Em 2010, a festa recebeu mais de 400 mil visitantes, mas para este ano a expectativa é grande, já que são duas semanas de festa, com início no dia 28 de abril até 1 de maio e depois no dia 5 à 8 de maio.
 Nas quase 30 barracas de tradicionais doces e comidas, pelo menos 4 toneladas de massas estão sendo preparadas para atender a demanda de visitantes, que promete ser maior este ano.
Além de muita comida e danças, a festa vai ter diversas atrações como grupos de teatros de rua, a presença de Luciano Bruno, Os Três Tenores e Jerry Adriani.

Para mais informações, acesse: www.festadequiririm.com.br

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mais uma campanha de vacinação contra gripe.

                                                                                                         Arquivo
A vacinação será intensificada no dia 30 de abril.

     Pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos e gestantes, podem procurar um dos 30 postos de vacinação na cidade de Taubaté a partir do dia 26 de abril até dia 13 de maio.
     No dia 30 de abril , a vacinação será intensificada, com o atendimento em 13 postos das 8h às 17h, além de  ter uma unidade móvel  na praça central, Dom Epaminondas, das 8h às 13h.
     Caso os pacientes estejam acamados ou não tenham atendimento pelo EFS ou Qualist, pode-se agendar a vacinação pelo telefone (12) 3629-6232.

Vai se vacinar? Fique atento nos postos:

Na semana: PAMOs : Parque Aeroporto, Jardim Ana Rosa, Belém, Bonfim, Bosque da Saúde, Central, Cidade Jardim, Estiva, Gurilândia, Imaculada, Independência, Jaraguá, Mourisco, Novo Horizonte, Parque Planalto, Quiririm, Registro, Santa Isabel, Vila Marli, Três Marias 1, Três Marias 2, Vila São Carlos e Alto São João.

ESF: Esplanada Santa Terezinha, Marlene Miranda, Água Quente, São Gonçalo, Jardim Santa Tereza, Paiol e Monjolinho.

Postos que atenderão no dia 30 de abril: PAMOs do Parque Aeroporto, Jardim Ana Rosa, Jardim Baronesa, Central, Estiva, Vila Marli, Independência, Jaraguá, Mourisco, Quiririm, Bosque da Saúde, Três Marias 1 e Vila São Carlos. 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Você é o maioral, Charlie Brown!

                                                                                                Arquivo
O caráter das histórias sempre foram a reflexão que o humano faz da vida. 


A Turma do Charlie Brown ou simplesmente Peanuts são quadrinhos do cartunista Charles Schulz (1922-2000), sendo publicados pela 1ª vez no dia 2 de outubro de 1950. Com o enorme sucesso, as tirinhas apareceram em mais de 70 países e 2600 jornais, em diversos idiomas. Os personagens principais são: Lucy,Lino, Snoopy, Charlie Brown e Patty Pimentinha.
Atualmente as tiras dos Peanuts são publicados diariamente no caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo. O contrato de Schulz com a UFS, empresa responsável pela publicação dos quadrinhos dos Peanuts, proíbe a continuação das tirinhas através de outro desenhista.
Ele desenhou a última tirinha no dia 3 de janeiro de 2000, na qual aparece o cachorrinho Snoopy escrevendo uma carta aos fãs, dizendo que Schulz agradecia o carinho e o apoio dos leitores, mas que não poderia mais ter a responsabilidade de publicar as tirinhas. O cartunista precisava parar de desenhar para combater seu câncer de cólon, mas faleceu por causa de um ataque cardíaco no dia 12 de fevereiro de 2000. O último quadrinho foi publicado um dia após sua morte, em 13 de fevereiro do mesmo ano.
Essas tirinhas possuem ligação com a corrente filosófica do existencialismo, que surgiu nos séculos XIX e XX.
O existencialismo é uma doutrina considerada ético-filosófica e também literária, na qual mostra a liberdade do ser humano, onde responsabilidade é o que impera. Ele apresenta o homem como um ser único responsável por seus atos, sendo livre pensador.
A essência de Peanuts é o humor melancólico, o pessimismo, a solidão, a angústia e a reflexão sobre a vida.  Apesar dos personagens serem crianças, o contexto é adulto.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tradição e comida: uma combinação perfeita.

                                                                             Arquivo
Com a mistura da tradição indígena e portuguesa, eis que surge a paçoca.


Neste período que antecede a Páscoa, a tradição do Vale do Paraíba é a paçoca. Pode ser com ou sem banana, pura como quiser. O fato mesmo é que esta tradição carrega uma parte da história do antigo Brasil Colônia, preservada até hoje.
A paçoca é uma aglutinação de costumes na qual há relatos de que o hábito de misturar a farinha de mandioca a outros ingredientes era comum entre os índios, tal como sementes, raízes entre outros temperos.
Com a chegada dos portugueses e a catequização dos índios, o hábito de não comer carne na Quaresma ( período entre o Carnaval e a Páscoa), fez com que a mesma fosse abandonada nessa época do ano , dando espaço ao amendoim para complementar a alimentação.
Mas como preparar uma paçoca com gosto de antigamente? O preparo envolve basicamente a torra do amendoim e a separação da casca, depois socar no pilão com muita paciência e energia até que ele solte o óleo, peneirar e voltar a amassar e por fim acrescentar farinha de mandioca, açúcar e uma pitada de sal.
Mas fique atento a balança, pois 30g de paçoca tem em média 114 calorias.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Literatura acontece no Interior de São Paulo

                                                                                               Arquivo
São esperadas cerca de 100 mil pessoas na Bienal. 

Em meio a 50 mil títulos, com cerca de 100 estandes, São José dos Campos apresenta a Bienal do Livro, que acontece do próximo dia 8 a 17 de abril, no Parque da Cidade, no Pavilhão das Gaivotas, localizado na Av. Olivo Gomes s/n – Santana, São José dos Campos.
            Além de escritores Joseenses, haverá também espaço de escritores do Vale do Paraíba, efetivando contatos, lançando livros e divulgando suas obras. A expectativa de público fica em torno de 100 mil pessoas, sendo dessas cerca de 40 mil alunos.
Haverá um auditório que conta com a presença de diversos autores e personalidades de literatura, para  um bate-papo com os visitantes, além de um espaço para  apresentação peças de teatro, narração de histórias, oficinas e shows com a autora Regina Drummond.
Além disso, o Centro de Informações Turísticas (CIT) estará no evento divulgando o turismo na cidade, já que os visitantes terão informações por meio de vídeos, folders, mapas e cartões postais.
Para mais informações, acesse: www.bienaldolivrosjc.com.br

terça-feira, 5 de abril de 2011

Elpídio dos Santos: Uma trajetória de músicas e lembranças

                                                                                                         Arquivo
Elpídio fez várias trilhas sonoras para filmes e novelas da Tv Brasileira

Provavelmente você já ouviu alguma música de Elpídio dos Santos. Ele foi um maestro brasileiro, nascido em São Luís do Paraitinga, interior de São Paulo no ano de 1909, e faleceu em 1970.
Entre suas obras estão cerca de 25 trilhas sonoras  para os filmes de Amácio Mazzaropi,além de músicas que fizeram parte de novelas da Tv Globo e a extinta Tv Manchete.
Elpídio estudou música e foi no violão que teve sua marca registrada, tendo suas músicas gravadas por Almir Sater e Sérgio Reis, Fafá de Belém, Vanuza, Cascatinha e Inhana e Renato Teixeira. Apesar de ser conhecido pela música caipira, ele se manifestou em vários outros gêneros musicais como, por exemplo, a valsa, o samba e o choro.
Com tanta fama e reconhecimento, alguns cantores como Fafá de Belém, Renato Teixeira, Grupo Paranga, entre outros, lançam o “DVD Tributo a Elpídio dos Santos” no próximo dia 6 de abril, no Teatro Metrópole em Taubaté.
O evento- que é preferencialmente para convidados, mas caso sobrem convites serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro- está marcado para as 20h e faz parte da programação da 6ª Semana Mazzaropi.
O Teatro Metrópole fica na Rua Duque de Caxias, 312, no Centro de Taubaté. Para mais informações, o telefone é o (12) 3624-5915.