Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Você é o maioral, Charlie Brown!

                                                                                                Arquivo
O caráter das histórias sempre foram a reflexão que o humano faz da vida. 


A Turma do Charlie Brown ou simplesmente Peanuts são quadrinhos do cartunista Charles Schulz (1922-2000), sendo publicados pela 1ª vez no dia 2 de outubro de 1950. Com o enorme sucesso, as tirinhas apareceram em mais de 70 países e 2600 jornais, em diversos idiomas. Os personagens principais são: Lucy,Lino, Snoopy, Charlie Brown e Patty Pimentinha.
Atualmente as tiras dos Peanuts são publicados diariamente no caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo. O contrato de Schulz com a UFS, empresa responsável pela publicação dos quadrinhos dos Peanuts, proíbe a continuação das tirinhas através de outro desenhista.
Ele desenhou a última tirinha no dia 3 de janeiro de 2000, na qual aparece o cachorrinho Snoopy escrevendo uma carta aos fãs, dizendo que Schulz agradecia o carinho e o apoio dos leitores, mas que não poderia mais ter a responsabilidade de publicar as tirinhas. O cartunista precisava parar de desenhar para combater seu câncer de cólon, mas faleceu por causa de um ataque cardíaco no dia 12 de fevereiro de 2000. O último quadrinho foi publicado um dia após sua morte, em 13 de fevereiro do mesmo ano.
Essas tirinhas possuem ligação com a corrente filosófica do existencialismo, que surgiu nos séculos XIX e XX.
O existencialismo é uma doutrina considerada ético-filosófica e também literária, na qual mostra a liberdade do ser humano, onde responsabilidade é o que impera. Ele apresenta o homem como um ser único responsável por seus atos, sendo livre pensador.
A essência de Peanuts é o humor melancólico, o pessimismo, a solidão, a angústia e a reflexão sobre a vida.  Apesar dos personagens serem crianças, o contexto é adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário