Powered By Blogger

domingo, 3 de julho de 2011

Resenha: Hiroshima

 
Um livro cheio de emoção e informação.   





     John Hersey nasceu em 1925 e morreu no ano de 1993. Durante sua vida, teve uma missão muito importante: Contar a história da destruição de Hiroshima e desvendar os mistérios que cercavam a população naquela época.
     Inicialmente, Hersey  escreveu a pedido da revista The New Yorker , uma matéria sobre o ocorrido no Japão. Como ganhou destaque de capa , a matéria se tornou a mais importante do século XX, e quarenta anos depois, foi transformada no livro Hiroshima.
     A obra descreve a tragédia pela visão de seis sobreviventes: a senhora Toshiko Sasaki ( funcionária  da Fundição de Estanho do Leste da Ásia), Dr. Masakazu Fujii ( médico), a senhora Hatsuyo Nakamura ( dona de casa), padre Wilhelm Kleinsorge ( jesuíta alemão), dr. Terufumi Sasaki ( médico cirurgião) e o reverendo Kiyoshi Tanimoto ( pastor da igreja metodista) , que com emoção, essas pessoas descrevem cenas chocantes que marcaram a história do mundo.      
     Quarenta anos mais tarde, Hersey reencontra Hiroshima e escreve o último capítulo do livro sobre os Hibakishas, nome dado às pessoas atingidas pelos efeitos da bomba.
     O livro é composto por 172 páginas e cinco capítulos. Da editora Companhia das Letras, ano de 2002.
     Um livro de magnitude tão grande quanto a própria explosão em Hiroshima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário