Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de março de 2011

Prevenir é o melhor remédio


"Te pega daqui, te pega de lá, ela vai te pegar, ela vai te pegar". Parece música infantil sobre a Cuca, mas não é. Esse personagem - Aëdes aegypt ou Aëdes albopictus-, é bem conhecido, mas ele ainda está pegando muita gente.
A palavra Dengue vem da origem espanhola que quer dizer melindroso, manhoso e por que não, "dengoso"? Isso de deve ao estado de prostração que a pessoa infectada com o vírus apresenta. Mas este estado dengoso tem história, já que a doença possivelmente veio parar para as bandas do Brasil quando os navios negreiros vieram da África.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, nas quais apresentam várias denominações, mas o mais importante mesmo, é saber os sintomas que esse vírus pode causar na pessoa infectada: De maneira súbita, inicia-se uma febre alta, dores de cabeça, , nos olhos e no corpo, podendo também aparecer manchas avermelhadas pelo corpo, sendo que em alguns casos podem ocorrer pequenas hemorragias nas mucosas.
Há duvidas sobre a dengue comum e a hemorrágica. Na realidade a dengue hemorrágica é uma dengue comum na forma mais séria, na qual após o quinto dia da doença, alguns pacientes apresentam sangramento em vários órgãos, que pode levar até mesmo a morte, se não for tratada corretamente.
Mas como tratar dessa doença? Logicamente a dica é sempre procurar um médico e o hospital mais próximo em caso de suspeita, mas existem cuidados com o doente que podem ser tomados: A pessoa infectada deve sempre beber bastante líquido, incluindo chás e soros caseiros; jamais tomar remédios que tenham o ácido acetil salicílico e anti-inflamatório -como aspirina e AAS- porque aumentam o risco de hemorragias.
Mas a principal medida a ser tomada é sempre a prevenção, que consiste basicamente em fazer o escoamento de água parada.
Se cada um fizer a sua parte, ninguém irá viver um conto de terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário