Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sol e proteção: Uma combinação perfeita.

                                                                                                                                       Arquivo
A melhor maneira de se evitar o dano causado pelo sol é ficar longe da luz direta. 

A pele é o órgão que protege o resto do corpo de todos os agentes externos, principalmente dos raios solares que são fontes de radiação ultravioleta, que podem lesionar as células por meio das queimaduras solares.
A camada superior da pele  é chamada de epiderme e em contato com a luz solar, produz a melanina que é a substância responsável por dar cor a pele. Ela é uma espécie de protetor natural, que absorve a energia dos raios UV, impedindo que eles penetrem mais profundamente nos tecidos.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam que a pele clara fica doente e a pele morena não, é um equívoco. O que ocorre é que a pele morena e negra tem uma tolerância maior, mas poderão também ter problemas no futuro com a exposição prolongada ao sol. Resumindo: ficar bronzeado não é sinal de ficar saudável.
O caso da pele com o protetor solar varia muito, existindo versões disponívels no mercado para peles secas, oleosas e alérgicas. O ideal é pesquisar muito e até mesmo contar com a ajuda de um dermatologista
A melhor forma de evitar os danos da radiação solar em todos os tipos de pele e idades é evitar exposições prolongadas ao sol, utilizar protetores bons e com o fator indicado para cada tipo de pele, sombrinhas e roupa adequada, e em caso de queimaduras, o ideal é fazer compressas de água fria e procurar orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário