Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mas o que vem a ser o Natal mesmo?

                                                                                                                 Arquivo
  Independente da religião –ou não- de cada um, as pessoas adotaram algumas épocas do ano para mostrar sentimentos de solidariedade com o próximo.


      O Natal pode ser sinônimo de família e amigos reunidos, pode ser sinônimo de filas intermináveis e presentes, pode ser sinônimo de festa, pode ser tempo de reflexão.
     Muitas explicações existem acerca desse assunto, o fato é que a palavra Natal evoluiu da palavra latina "natalis" , carregando o significado de nascimento, o que remonta a aglutinação de crenças, que pode ser o nascimento do deus Sol como era comemorado nas festas pagãs do solstício de inverno, o nascimento do deus egípcio Horus, do deus persa Mitra ou o nascimento de Jesus, todas adaptadas e coincidentes nessa data.
      O Natal cristão é um marco que modificou a história da humanidade como o nascimento de uma crença e a divisão de eras, por meio de um profeta, além da elaboração de um novo calendário.
      Nas religiões e crenças onde não é comemorado o natal cristão, existem outras datas importantes além da disseminação de idéias em torno da reflexão, tal como os budistas , os muçulmanos com o Ramadã ( mês de jejum, caridade e oração) e os judeus, que comemoram o Rosh Hashaná ( tempo de reflexão) e o Yom Kipur (dia do perdão).
      Independente da religião –ou não- de cada um, as pessoas adotaram algumas épocas do ano para mostrar sentimentos de solidariedade com o próximo, que de alguma forma deve ser mantido todo o ano, independente de festa ou celebração.
      Existem muitas formas de fazer um natal diferente, seja dando atenção a um amigo que precisa, ajudando um desconhecido na rua , visitando asilos, creches e hospitais, de qualquer forma, o que vale mesmo é o não preconceito e o respeito pela pessoa que está ao seu lado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário