Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Convento Santa Clara: História e Religião


O convento até hoje é conhecido pela dedicação aos pobres.

Um dos pontos turísticos conhecidos de Taubaté é o Convento Santa Clara, localizado no centro da cidade em uma leve elevação, ao lado do cemitério da Venerável Ordem III e próximo ao supermercado Pão de Açúcar e o Fórum da cidade. Mas, que mistérios e interesses tem esse lugar?
Para começar, a escritura - cedida pelo então bandeirante fundador da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté Jacques Felix- do terreno para a construção do convento data de 25 de março de 1674, sobre a idéia da construção do mesmo com o intuito de servir de moradia aos religiosos de São Francisco. O nome do Convento ficou como o de Santa Clara, devido a invocação da mesma sobre a ordem Franciscana.
O convento foi erguido sob comando do primeiro guardião Frei Jerônimo de S. Braz, com a ajuda de mais três religiosos e doze pessoas, sendo inicialmente construído em taipa de pilão com um claustro retangular, na qual abrigava cerca de 20 religiosos, possuindo 3 altares no interior e uma abertura em arco para a capela, fazendo parte da construção o cemitério atual.
“Sobre uma colina vizinha à cidade planejada com duas retas, projetou-se a igreja conventual. Com arcos completos formando a entrada, triângulo frontão e torre sineira, ergueu-se o edifício. Tudo na melhor técnica de cantaria (pedra). À esquerda, o convento com pátio interno retangular. Assim, funcionou como casa de formação religiosa” (Percival Tirapelli -“O Convento de Santa Clara em Taubaté” – SP Vale –1991)
No ano de 1830, a fraternidade estava quase extinta sobrando apenas alguns freis dentro do convento, e treze anos depois, no dia 17 de setembro de 1843, ocorreu um incêndio que tomou conta do prédio, sobrando do original somente a parte frontal do sino do convento.
Sua reconstrução feita pelo síndico do prédio, Victoriano Moreira da Costa, e aprimoramentos de melhoria e conservação pelo Frei Caetano de Messina e Padre Francisco Cosco. Após três foi feita a transferência do usufruto perpetuo à Ordem dos Capuchinhos que tomou posse aos 23 de janeiro de 1892 e permanece até os dias atuais.
Os trabalhos feitos desde o ínicio por essa ordem, são basicamente destinados aos pobres, tendo como resultado a fundação do Colégio Santa Verônica, destinado as pessoas humildes.
 Entre os anos de 1967 e 1968, o convento franciscano passou por uma série de reformas, de que resultou sua aparência atual, sendo para em 1986, ser tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico) no ano de 1986 como patrimônio estadual.



3 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Gostei do seu blog. Sou jornalista e seu vizinho (moro em São José). Se você gosta de igrejas antigas, deve visitar Pirapora do Bom Jesus:
    http://aureliojornalismo.blogspot.com/2010/09/imagenstarde-em-pirapora-do-bom-jesus.html

    Beijos e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário colega.
    Seja bem-vindo!

    Sim, gosto de arquitetura e nada melhor do que igrejas e templos antigos para apreciar. Vou visitar seu blog também.

    ResponderExcluir
  3. Por gentileza vocês poderiam me informar onde é o tumulo de um grande amigo de meu pai o senhor Meirimar Barbosa , pai do senhor Meirimar Barbosa Junior ? Fico muita grata se me ajudarem !!

    ResponderExcluir