Powered By Blogger

sábado, 24 de julho de 2010

Você quer desabafar?

                        Fernanda Toffuli
       Os voluntários aprendem a proposta de valorização da vida

       Há quanto tempo você pega no telefone para conversar e não encontra uma pessoa disposta a ouvi-lo? Há quanto tempo você sente uma angustia profunda, e uma dor incontrolável e não encontra ninguém para desabafar?
     Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo, cerca de 2% de todas as pessoas que existem na Terra. Não há dados concretos, mas, segundo a Associação Brasileira de Psicanálise, cerca de 10% dos jovens brasileiros sofrem dessa doença.
    Fazendo uma análise com o aumento dos casos de depressão no país, estima-se que o número de suicídio entre 1993 a 2002 passaram de 5.553 para 7.715 casos , cerca de 38.09%. Na faixa etária dos jovens entre 15 e 24 anos, aumentou cerca de 30,8%.
     Os Samaritanos ou o movimento Samaritano é um trabalho voluntariado que tem o objetivo de escutar o desabafo das pessoas angustiadas e desesperadas, a fim de valorizar a vida e a prevenir o suicídio. Esse grupo é filiado ao CVV ( Centro de valorização a vida) e tem é reconhecido no Brasil como serviço de utilidade pública. Em Taubaté, esse grupo existe há 10 anos e conta atualmente com 43 voluntários. “Hoje em dia as pessoas não têm tempo, e nós somos aquela pessoa que vai te escutar e dar o tempo que você precisa, seja para desabafar suas angústias ou compartilhar suas alegrias”, afirma Magali Claudino, voluntária há nove anos.
    Os voluntários fazem um curso de capacitação, aprendem a proposta de valorização da vida, como agir e principalmente como ouvir essas pessoas que procuram ajuda. “Os voluntários tem que se anular na maioria das vezes, já que é o outro em primeiro lugar”, comenta Maria Lúcia Letra, voluntária há 10 anos no posto de atendimento de Taubaté.
     O atendimento é sigiloso, tanto na divulgação de nomes como nas histórias ouvidas. “Eu já cheguei a atender um caso extremo, de ficar quase três horas no telefone, sendo que essa pessoa estava realmente disposta a acabar com a própria vida, mas de tanto conversar, ao final da ligação essa pessoa estava até rindo, e foi aí que eu me senti muito bem, porque eu consegui dar o melhor de mim”, conta Marisa Munhoz, voluntária há 3 anos.
     Lembrando que o importante para os voluntários do grupo Samaritanos é dar o melhor de si e saber que a intenção de salvar a vida de alguém e de ouvi-la valeu a pena ao desligar o telefone.

Número de telefone do Samaritano (Taubaté):
(12) 3633-4111 ou a linha direta 141




Horário de atendimento pessoal:
Segunda-feira a Sexta-feira das 15h00min as 17h00min

Horário de atendimento pelo telefone:
Segunda-Feira/ Terça-Feira / Quarta-Feira das 15h00min as 03h00min
Quinta-Feira/ Sexta-Feira das 15h00min as 23h00min
Sábado/ Domingo das 15h00min as 19h00min

Nenhum comentário:

Postar um comentário