Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Popeye em confronto

                                                                                                                       Arquivo
Ponderação ainda é o melhor remédio.



Um estudo publicado na revista científica “ Cell Metabolism”, afirmou que comer um prato de espinafre todos os dias aumenta a eficiência muscular,ou seja,  consumir 300 gramas da folha reduz em  5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico.
No começo e no final da experiência, os voluntários submetidos a esse estudo,pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que foi entre 3% e 5% menor do que no final da atividade."É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.
Mas atenção: Segundo a tese de mestrado, "Avaliação química, protéica e biodisponibilidade de cálcio nas folhas de couve-manteiga, couve-flor e espinafre"  desenvolvida sob orientação de Jocelen Mastrodi Salgado, professora titular de Vida Saudável da ESALQ/USP/Campus Piracicaba, o espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro, mas esses dois minerais são pouco aproveitados pelo organismo humano, já que o alto teor de ácido fítico e oxálico pode interferir na absorção do cálcio no organismo.
Os resultados apontam que além presença desses ácidos, é provável que o espinafre contenha outras substâncias tóxicas ainda não identificadas, que exerceriam ações tóxicas em pessoas mais sensíveis e levariam a chamada "doença do branco do olho azul", ou seja, é preciso mais estudo sobre o tema. “Minha dica é que todos procurem dar preferência a outros vegetais folhosos em substituição ao espinafre: a couve, brócolis, folha de mostarda, agrião, couve flor e leguminosas como os feijões, ervilhas, lentilhas e soja são as melhores opções para quem quer consumir fontes alternativas de cálcio e ferro, afirma Jocelen.



Nenhum comentário:

Postar um comentário