Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Garoto amarelo?

                                        Arquivo
O início dos quadrinhos nos jornais.
   Você sabe o início das histórias em quadrinhos?
  No final do século XIX, no ano de 1895, com o advento das empresas jornalísticas e a autonomia das histórias em quadrinhos, o jornal New York World quis testar uma cor em suas páginas sem ser a preta. 
Um modo simples de experimentar essa nova cor, sem prejudicar a credibilidade do jornal para os leitores conservadores, foi publicado um personagem de Richard Fenton Outcout, chamando posteriormente de Yellow Kid (garoto amarelo), já que a sua camisola foi impressa nessa nova cor. 
Esse personagem era um garoto, que por meio de mensagens escritas em suas vestimentas, passava informações críticas e sugestivas ao leitor.
  Posteriormente, o “ menino amarelo” de Outcaut mudou-se para o New York Journal, em 18 de outubro de 1896, sendo pivô dos primeiros processos de formação dos Syndicates- aqueles responsáveis por distribuir as tirinhas para todos os jornais. 
A partir de então, foi usado pelos conservadores o termo “jornalismo amarelo”, já que a elite temia a divulgação de fatos relevantes à classe popular. 
Os quadrinhos são formas de comunicação popular que mostram a crítica para a população, basta detectar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário