Powered By Blogger

domingo, 5 de dezembro de 2010

Parabéns Taubaté!

    
                                                                                                               Arquivo/ MISTAU
"Taubaté, cujos filhos não param,sempre em marcha nas asas da História."

      Todo Taubateano que passa pelo centro da cidade de manhã ou a ao final da tarde escuta o hino que toca na rádio local, localizada no Mercado Municipal de Taubaté.
      A letra do Hino é de Péricles Nogueira Santos e a música é de José Bráulio de Souza, e conta a história do município do estado de São Paulo, localizado na região do Vale do Paraíba, ficando a  123 km de São Paulo e  280 km do Rio de Janeiro.
     Hoje com 365 anos de elevação a município,a "Grande Aldeia", como é traduzido da língua indígena dos Guaianás, tem, segundo o censo do IBGE realizado em  2010,  278.724 habitantes, fazendo ocupar a 10ª posição dentre os municípios mais populosas do interior de São Paulo, sendo  um dos maiores polos industriais e comerciais do Vale do paraíba, abrigando grandes empresas. Possui o clima classificado como subtropical úmido e sua altitude é de 580 metros acima do nível do mar.
     Taubaté teve um papel importante na histórica da interiorização do Brasil, como o  ciclo do ouro  e o período cafeeiro, tornando-se uma espécie de centro de Bandeirismo, na qual vários bandeirantes fundaram as vilas de Minas Gerais como MarianaOuro PretoSão João del-Rei e Tiradentes, além de alcançar no ano de 1900 o título de cidade com maior produção cafeeira do Vale do Paraíba, propiciando a imigração de vários europeus para a cidade, o que ocasionou posteriormente a  rizicultura no ano de 1920, quando o café estava em declínio, até o surgimento da grande industrialização até os dias da modernidade.
     A cidade foi classificada pela PNUD -Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento- como o 21º de 645 municípios no Estado de São Paulo em termos de  boa qualidade de vida, além de ser apontado pela revista Veja como um dos 20 municípios brasileiros de porte médio que estão preparados para serem as “metrópoles do futuro”.


HINO




Taubaté das Bandeiras - que ousaram
desbravar ínvias selvas, com glória.
Taubaté, cujos filhos não param,
sempre em marcha nas asas da História.
Taubaté das Moções, na erradia
epopéia por rios e lapas,
qual titã a fazer Geografia,
implantando fronteiras nos mapas!
Refrão:
A louvar-te, com ânsia,
tanjam todos os sinos...
Vens de longa distância,
vais a altos destinos.
Quando outrora o café, soberano,
todo em ouro, qual Midas, floria
alto nível o clã taubateano,
de riqueza, se alteando, atingia.
E tal é o poder, que então goza
(decantado, na época, em aulo)
que a cidade chegou, poderosa,
a se ombrear com a própria São Paulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário