Powered By Blogger

terça-feira, 4 de maio de 2010

Tatoo: Uma obra de arte viva


Fernanda Toffuli
  Um modo de acabar com o proconceito é difundir a arte

     Saia na rua. Olhe em todos os corpos, circulando entre calçadas e avenidas, em qualquer lugar; possivelmente em algum deles estará uma obra de arte desenhada. Essa arte é a tatuagem que não é novidade em nossos dias.
     Essa obra de arte tem início muito antes da nossa época, sendo encontrada desde os primórdios da civilização como forma de identificação pessoal - seja no caso de tribos nativas da Polinésia e Nova Guiné ou estética, no século XXI. O único problema que existe sobre essa arte manual de fazer a dermopigmentação na pele com tintas e o uso de agulhas é o preconceito, presente ainda hoje na sociedade.
     O preconceito existe desde a idade média, na qual religiosos não viam com bons olhos a perpetuação de culturas diferentes, já que os desenhos simbolizavam uma crença diferente, passando pela idade moderna com a propagação de tatuagens de marinheiros feitos em locais onde existiam boemia e prostituição, até os dias de hoje. “Mesmo com a modernização da tatuagem as pessoas ainda hoje sofrem um pouco de preconceito, começando ainda dentro de casa. Minha mãe prefere que eu seja tatuador a um tatuado”, comenta Fabrício Rodrigo da Silva Castro, 27, tatuador.
     Mas nem tudo é preconceito, uma vez que muitas pessoas –em especial as mais jovens- estão aderindo fácil a essa arte, principalmente pela beleza e identificação que ela propicia. Em Taubaté, há cerca de vinte cinco anos , foi aberto o primeiro estúdio na cidade sendo que hoje aproximadamente 30 estúdios praticam a atividade.“ Esse número tende a aumentar porque existem pessoas que trabalham em casa, por conta própria”, revela Fábio Rodrigo Caetano Matilde, conhecido como “Batata”, 26, tatuador.
     Esses números reforçam a idéia de que o preconceito está diminuindo. “Eu sempre gostei de tatuagens e vi que os desenhos valorizam ainda mais a dança. Tatuagem é tudo de bom, um traço marcante de personalidade e um charme a mais para quem gosta”, diz Vera Borges, 35 , dançarina de dança do ventre.
     Como toda obra de arte, a tatoo também merece atenção por parte dos apreciadores e cuidados especiais de conservação. “Deve-se evitar carne de porco, alimentos gordurosos e tomar sol, sendo também necessário o cuidado com a assepsia local, para uma boa cicatrização e permanecia do desenho na pele”, explica Batata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário