Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de março de 2011

Que tal ir ao teatro?


                          Arquivo
                                                  Visite o Teatro Metrópole em Abril.


No mês de abril, o Teatro Metrópole de Taubaté tem diversas atrações entre dança e música, e o melhor: algumas delas são gratuitas.
A agenda começa no dia primeiro com a apresentação, às 20h, da peça “Elas no Papo”, com as atrizes Renata Baptista, Adalgiza Américo, Keli D’Ark e Rafael Guimarães, o espetáculo se repete no dia 2.
Para quem gosta de música, o quinteto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) faz concerto no dia 18, 19 e 20 e a Orquestra Sinfônica Jovem da Cidade de Taubaté (OSITA) se apresenta no dia 26.
Além de boa música os destaques  ficam por conta da apresentação musical “Tributo a Elpídio dos Santos” no dia 6; da adaptação “Dom Casmurro” no dia 7 e a presença do CQC, Felipe Andreoli, que apresenta o Stand Up Comedy “Que História é essa” no dia 9.
Agora, para as crianças têm diversos espetáculos infantis, como a produção “A Cigarra e a Formiga” no dia 15 e a “Bela e a Fera” no dia 17.

Confira a programação completa:

 03 de abril – Gasparzinho, O fantasminha atrapalhado - às 16h
 09 a 10 de abril- Peter Pan- às 16h
 16 de abril -Árvore da Vida- às 16h e 20h
 17 de abril- A Bela e a Fera- às 16h
 18 a 20 de abril- Projeto Osesp Itinerante- às 20h
 27 de abril- Dança: Pintores Brasileiros- às 20h
 28 de abril- Música: Fernando Anitelli Trio- às 20h


Gostou?
O Teatro Metrópole fica na Rua Duque de Caxias, 312, no Centro.
 Para mais informações o telefone é o (12) 3624-5915.



quarta-feira, 23 de março de 2011

Pets podem ajudar a prevenir doenças


                                                                                     Arquivo
Pessoa que convive com animal tem mais chance de ser saudável.

Os animais de estimação não causam só alegrias aos humanos na hora da brincadeira. A convivência com um pet também pode contribui na prevenção de várias doenças, além de ajudar no tratamento de algumas delas.
Um levantamento feito de estudos nacionais e internacionais sobre o tema, encomendado pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), integrante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), para um grupo de pesquisa do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), liderado pelo professor César Ades, reuniu estudos que confirmam esta contribuição à saúde das pessoas que convivem com animais.
Além dessa pesquisa, foram observados muitos benefícios para as crianças que convivem com cães, uma vez que proteínas presentes na regulação do sistema imunológico aumentam na presença desses animais. “Foi observada a redução de rinites alérgicas aos quatro anos de idade e aos seis a sete anos, devido à redução da imunoglubina E – um anticorpo que quando em altas concentrações sugere um processo alérgico”, explica Carine Savalli Redígolo, pesquisadora.
Além disso, quando o humano acaricia o animal há um aumento da imunoglobilina A – anticorpo que evita a proliferação viral e bacteriana, que é importante na prevenção de várias adoenças-, o relaxamento, uma vez que é liberada a seretonina no organismo, além de prevenção de doenças como infarte agudo do miocárdio entre outras.
Agora, que tal adotar um amigo que te faz bem á saúde?






quinta-feira, 17 de março de 2011

AVLA comemora aniversário de 10 anos com palestra


Em comemoração aos dez anos da AVLA- Taubaté (Academia Valeparibana de letras e artes), acontecerá uma palestra – Como se tornar um escritor de sucesso e seus livros Best “Seller”, com a escritora Fátima Bretherick.
De uma forma clara e fácil, a palestrante promete nortear o público de como se tornar um escritor de livros, novelas, minisséries, peças de teatro ou até mesmo falar em público. Além da palestra, terá coffee break e o certificado de participação.
O evento acontece no Hotel San Michel Taubaté, no próximo dia 19 (sábado), às 17h. O ingresso custa R$10,00.
Mais informações pelo telefone (12) 9761-6695 ou na Ciber Extreme Net (ao lado da faculdade de Odonto), telefone (12)3424-4112.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Interagindo com Monteiro Lobato tem 1ª edição em Taubaté


                                                                                                        Fernanda Toffuli
Discuta. Debata. Só assim a educação será cada vez mais melhorada.




A primeira edição do Interagindo com Monteiro Lobato, acontece nos dias 23 ou 24 de Março, das 8h30 às 17h30, no San Michel Hotel Taubaté, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 475.

Para o CNE, Conselho Nacional de Educação, o livro “As caçadas de Pedrinho” não deveria ser mais distribuído em escolas públicas, ou então ser passado às crianças com uma ressalva, acerca de assuntos que envolvam estereótipos raciais. “Cabe aos professores orientar os alunos no desenvolvimento de uma leitura crítica. Um bom leitor sabe que Tia Nastácia encarna a divindade criadora do Sitio do Pica Pau Amarelo”.
Diante disso, o evento conta com a presença de quatro palestrantes: Fernando Teixeira Luiz, doutor em literatura; Cássia Valle, fundadora da Banda de Teatro Olodum e educadora; Antonella Catinari, doutora em estudos de literatura da Universidad Nacional del Sur- Argentina, Luciana Palmeira, Museóloga do Instituto Brasileiros de Museus do Ministério da Cultura( IBRAM)- Brasília e Fernanda Felisberto, doutora em Letras, - e tem a intenção de promover a conscientização nos educadores sobre os temas nas obras de Monteiro Lobato, fazendo com que os  palestrantes mostrem seus diversos pontos de vista sobre o assunto, sendo necessário para abrir caminho nas novas abordagens da educação.
Teve interesse no evento? Para mais informações sobre inscrições, valores e certificados, acesse: www.letrasdovale.com.br/inscrever.html.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Resenha: A arte de quadrinhos está aqui.

                                                                                     Arquivo
Quer aprender sobre quadrinhos? Está aqui a solução.

Muito mais do que simples quadrinhos, Scott McCloud conta a histórias das histórias em quadrinhos, de forma sequencial e clara, fazendo com que apaixonados por essa arte aprendam cada vez mais.
A obra tem 215 páginas repletas de historias em quadrinhos, contando técnicas e aperfeiçoamento desta modalidade, tanto para quem está começando como quem já é um amante de longa data. Livro importantíssimo nessa área da comunicação, uma vez que obras como essas estão escassas no mercado literário.
As histórias se aproximam da narrativa tal como nos cinemas, fazendo com que cineastas e roteiristas se interessassem também por essa obra.
Desvendando os quadrinhos, é um livro que explora as teorias. Um casamento perfeito entre imagem e texto que juntos, funcionam de forma integrada, fazendo com que o publico compreenda a complexidade dos HQ´s. 

quarta-feira, 2 de março de 2011

Prevenir é o melhor remédio


"Te pega daqui, te pega de lá, ela vai te pegar, ela vai te pegar". Parece música infantil sobre a Cuca, mas não é. Esse personagem - Aëdes aegypt ou Aëdes albopictus-, é bem conhecido, mas ele ainda está pegando muita gente.
A palavra Dengue vem da origem espanhola que quer dizer melindroso, manhoso e por que não, "dengoso"? Isso de deve ao estado de prostração que a pessoa infectada com o vírus apresenta. Mas este estado dengoso tem história, já que a doença possivelmente veio parar para as bandas do Brasil quando os navios negreiros vieram da África.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, nas quais apresentam várias denominações, mas o mais importante mesmo, é saber os sintomas que esse vírus pode causar na pessoa infectada: De maneira súbita, inicia-se uma febre alta, dores de cabeça, , nos olhos e no corpo, podendo também aparecer manchas avermelhadas pelo corpo, sendo que em alguns casos podem ocorrer pequenas hemorragias nas mucosas.
Há duvidas sobre a dengue comum e a hemorrágica. Na realidade a dengue hemorrágica é uma dengue comum na forma mais séria, na qual após o quinto dia da doença, alguns pacientes apresentam sangramento em vários órgãos, que pode levar até mesmo a morte, se não for tratada corretamente.
Mas como tratar dessa doença? Logicamente a dica é sempre procurar um médico e o hospital mais próximo em caso de suspeita, mas existem cuidados com o doente que podem ser tomados: A pessoa infectada deve sempre beber bastante líquido, incluindo chás e soros caseiros; jamais tomar remédios que tenham o ácido acetil salicílico e anti-inflamatório -como aspirina e AAS- porque aumentam o risco de hemorragias.
Mas a principal medida a ser tomada é sempre a prevenção, que consiste basicamente em fazer o escoamento de água parada.
Se cada um fizer a sua parte, ninguém irá viver um conto de terror.