quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Você já adotou um amigo?

                                                                                          Divulgação
"Quando você compra um animal, sentencia o destino de outro". ADOTE!

A ATIVEG ( Ativismo Vegetariano) irá realizar a 2º Campanha de Adoção de cães e gatos, que acontece no próximo domingo, dia 28 de Novembro em São Paulo- ao lado do MASP- na Avenida Paulista.
Nesse dia além da adoção dos animais, a ONG estará recebendo doações para a Instituição Curupira-Porã que cuida de animais. 


Quem puder ajudar, doe:
Jornal, papelão e Lona.
Casinhas, Caminhas e roupinhas
Toalhas, Mantas e cobertores.
Shampoo, produtos de limpeza e panos.
Rações e brinquedos Pets.



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aniversário do Programa “Escola da Família” é comemorado no SESI Taubaté

Com muita animação e bom-humor, o SESI de Taubaté comemora o 7º Aniversário do programa Escola da Família.
 O evento que acontece no próximo domingo, dia 21 de Novembro das 09h00min às 15h00min, conta com a presença de aproximadamente 20 escolas da rede estadual do Município além de muita apresentação de dança, bandas, artes, capoeira, sala de exibição de filmes, bonecos, personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, além de cosplayers e exposição de gibis.
“Na atualidade as Hq´s possuem um papel na formação ideológica, educacional e critica dos leitores, sendo assim, essa arte possui o papel de comunicadora e fomentadora da leitura, aproximando os leitores e transformando a humanidade por meio da evolução histórica”, comenta Jorge Hata, colecionador de histórias em quadrinhos que estará presente no evento.
O Sesi Taubaté fica localizado na rua Voluntário Benedito Sérgio, 710, Parque São Cristóvão. A entrada é franca. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Alunos de expõe trabalhos na 1ª Feira do Jovem Empreendedor.

                                                                                   Fernanda Toffuli
Abertura da 1ª Feira Jovem Empreendedor de Taubaté

Criatividade. Essa foi a idéia mais notada durante a abertura da 1ª Feira do Jovem Empreendedor, que aconteceu no último dia 16 de Novembro no Centro Cultural Municipal de Taubaté, que fica na Praça Coronel Vitoriano, nº. 1, centro.
A estréia contou com a apresentação da peça teatral Sonhos de Sofia, elaborada pelo projeto Integrarte / Teatro sob a direção de Renato Crozariol, que conta a história da menina Sofia, que vive uma viagem de sonhos e magia com a ajuda do amigo Peter Pan, tudo isso para encontrar seus objetivos e sua magia. 
A Feira mostra os objetivos e os sonhos realizados pelos alunos das 12 escolas municipais de Taubaté que durante todo o ano de 2010 fizeram parte da parceria entre a Prefeitura Municipal de Taubaté juntamente com o SEBRAE, no programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, ajudando a disseminar a cultura empreendedora nas instituições de ensino fundamental de tempo integral, para que crianças e jovens de 6 a 14 anos aprendam a ser protagonistas de suas próprias vidas, se adaptando aos desafios que existem no mercado de trabalho. “Para nós, foi um trabalho muito bom, principalmente para os alunos que são os que mais precisam de projetos como esse. Esperamos dar continuidade a este trabalho e quem sabe o ano que vem ampliar para mais escolas da rede municipal de Taubaté”, comenta Antonio Carlos Ivo Salinas, diretor do Departamento de Educação e Cultura de Taubaté.
Os temas trabalhados no começo do ano com esses jovens foram focados em determinadas vivências de acordo com a idade e a série dos alunos por meio de oficinas realizadas durante sete dias do mês de Fevereiro. “O SEBRAE tem a missão de fomentar o empreendedorismo que é a base da mudança da sociedade e da economia. Então é motivo de muita satisfação para nós ver o que acreditamos ser feito na prática, com a exposição empreendedora desses meninos do município”, enfatiza Marimar Guidorzi de Paula, gerente do SEBRAE - São José dos Campos.


HORÁRIO DA FEIRA:
17 a 23 de Novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 12h, e das 14h ás 17h.
    A entrada é franca.





sábado, 13 de novembro de 2010

ARTIGO- Censurar Lobato mais uma vez?


                                                                                       Divulgação
Tia Anastácia: A representação do  folclore brasileiro.


     Vendo a Tv Cultura hoje, me atentei a Frase de Lygia Fagundes Telles e entrevista : " Se no Brasil tiver mais creches e escolas, terá menos hospitais e cadeias". Ela se referiu ao caso do " censura-não-censura-Lobato, sendo que mais uma vez nosso escritor é jogado no muro, só que agora com referência ao tratamento "preconceituoso" com Tia Anastácia.
     A trama se desenrola com o tal de proibir os livros de Lobato nas escolas públicas porque segundo alguns ele teria preconceitos com negros. Bom, o fato que ninguém analisa é que existe MUITO preconceito no Brasil, e não são só com os negros.
    Censurar uma obra  em um país democrático é absurdamente contraditório, e pior: É fechar os olhos.Por que querer censurar Monteiro Lobato se  Machado de Assis refere-se a personagem Eugênia por meio de Brás Cubas como :“Por que bonita, se coxa, e por que coxa, se bonita?”, isso também não seria preconceito? E os tantos gênios da literatura brasileira que citam essas peculiaridades?
     Se caso Monteiro Lobato fosse racista, na época não seria ilegal, uma vez que ele faleceu em 1948, antes que existisse leis contra racismo, sendo a primeira criada em 1951, conhecida como a Lei Afonso Arinos, posterior a sua morte.
    A Tia Anastácia foi criada em homenagem a ama-de-leite do filho de Monteiro Lobato. Na História, ela é uma negra conhecida como grandiosa quituteira e costureira, na qual criou  Emília, a boneca falante, que é a personagem mais inteligente do Sítio, ou seja: Monteiro Lobato não tinha preconceito com ela, caso contrário não teria dado a ela a chance de "criar" a personagem mais famosa de suas obras, além de representar uma pessoa próxima. 
    Tia Anastácia é a representação do povo, do Folclore ambulante! E é nela que residem todas as crendices, artefatos de um país rural em desenvolvimento que foi no passado, só não vê isso quem não quer.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sustentabilidade é tema de feira Literária em escola de Taubaté

                                                                                                    Fernanda Toffuli
O jovem é o futuro e nós damos esperança para um mundo melhor por meio da conscientização. 

Super-homem está pronto para defender o planeta Terra e você?Com o tema “Salva-Vidas da Terra”, a escola Municipal Drº. Quirino apresentou no ultimo dia 10 de Novembro a IV Feira Literária Drº. Quirino, que contou entre outras coisas com o trabalho dos alunos e exposição de literatura de cordel e Hq´s. “Estamos no ano da biodiversidade, e entrar aqui na escola é sempre entrar em um grande livro, porque tudo é mágico quando se fala em sustentabilidade”, destaca Janete França, diretora da escola.
Neste ano além da preocupação do planeta, a feira também conta com a exposição de histórias em quadrinhos, coordenada pelo colecionador Jorge Hata, um dos maiores colecionadores de gibis do Vale do Paraíba, enfatizando a importância da leitura juntamente com o tema de meio ambiente. “Os cartunistas têm a preocupação de inserir ideias do meio ambiente nos Hq´s, como um exemplo disso é o Chico Bento de Maurício de Souza, que tem tudo a ver com o tema da exposição de hoje”, explica Hata.
Entre os destaques, estava presente também o super-herói adorado pelos jovens, o Super-Homem, que contribuiu positivamente com o tema sugerido, uma vez que ele defende com todas as forças a preservação e a qualidade do planeta em que vive. “O Super-homem tem uma ideologia muito boa, uma vez que ele é o ultimo sobrevivente do planeta Kripton, que foi destruído basicamente pela má administração de seus moradores, e a figura dele é muito importante para os jovens, uma vez que ele veio para terra para lutar a favor da preservação do nosso meio ambiente”, comenta Andy Trevisan, cosplayer.
A feira contou com a presença de visitantes e alunos, que participaram de diversas atividades como o teatro e canto além de salas de leituras e exposição de tarefas feitas pelos alunos. “Todo jovem é o futuro e nós damos esperança para um mundo melhor por meio da conscientização, uma vez que o meio ambiente é o nosso berço”, finaliza Monique Sylos, 14 anos e estudante.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

RESENHA: Filme Tropa de Elite 2

O filme é mais maduro e teórico que o anterior.

     No filme Tropa de elite 2 que está em cartaz, engana-se quem pensa é muita atuação do BOPE, tiros e tudo que se viu no primeiro.
      Nesse  segundo filme, José Padilha foi além, já que tocou em um assunto espantoso e de grande especulação: Milícias e gente com colarinho branco envolvida com o dinheiro do tráfico dos morros.Ele se apresenta mais político e teórico, que realmente mexe no problema,  nesse período de eleição que  o Brasil passou. 
      O elenco está de parabéns e Wagner Moura dá um Show de atuação, como já era de se esperar, e uma novidade: Seu Jorge não fica atrás, mostrando que tem o dom para o cinema.
     Confira, vale a pena!